POR QUE MUITOS FRACASSAM AO GERIR SUAS FINANÇAS?

Você vai entender a razão do fracasso de muita gente sincera que luta para ter poupança para investir, mas não consegue.Desta vez apresentamos para si por que muitos fracassam na busca de liberdade financeira e por que o sentimento do fracasso é parte da natureza humana.

Partilhar Postagem pelo /

POR QUE MUITOS FRACASSAM AO GERIR SUAS FINANÇAS?
Poupança e Investimento

05/04/2021 às 11:32 | Visualizações 882

É desejo de todos prosperar financeiramente. Uns até se imaginam melhor nos próximos 5 anos, tendo alcançado sucesso financeiro, olham muito no amanhã, mas não o antecipam com pequenas atitudes de educação financeira, assim vivem um pântano financeiro literal.

Então, conclui-se que desejo não é suficiente, se seus comportamentos forem dissonantes a eles, passará apenas desejando algo que nunca alcançará. É aqui justamente onde começa o fracasso. Por que muitos fracassam financeiramente?

As pessoas vivem o fracasso financeiro quando não têm sucesso

O sucesso financeiro deve ser comparado com a construção de um edifício, onde a subida depende da colocação progressiva de blocos até chegar ao topo. Robert Collier disse, que o sucesso é a soma de pequenos esforços diários.

O fracasso financeiro tem seus sintomas

Todos quantos vivem um fracasso financeiro, sem perceber deixam alguns sinais, algumas sintomatologias que directamente indicam que vivem um insucesso, pois suas atitudes e comportamentos dizem quem são e como estão. E as suas finanças, faliram?

Sintomas de quem vive insucesso financeiro:

§  Alguém vive fracasso financeiro quando não “vê” para onde vai seu dinheiro

§  Quando o rendimento não é capaz de gerar outros rendimentos

§  Quando bem antes do término do mês, o dinheiro todo some

§  Quando o dinheiro serve apenas para o consumo

§  Quando seu dinheiro não é capaz de proporcionar ou aumentar a qualidade de vida

§  Quando os rendimentos, boa parte servem para pagamentos de dívidas meses após meses.

§  Quando a pessoa vive reclamando de suas despesas e anela fortemente ter um aumento como escape para se estabilizar.

§  Quando a pessoa não poupa, nem investe.

Obs: se tiver mais de 3 características, já está na zona de perigo.

Uma lição importante sobre o dinheiro

Algo importante que se deve lembrar sempre é que o dinheiro não sai por si do banco, a menos que saquemos dali, não circula a menos que o transportemos no bolso. Por isso, toda falta de gestão sempre foi e sempre será culpa sua, pois o uso do dinheiro está sob sua autoridade.

As causas do fracasso financeiro

1.    Falta de orçamento 

Muitos só fracassam financeiramente, porque seu dinheiro está indo para um lugar que muito provavelmente desconhecem, por isso anote sempre para que no balanço mensal possa saber onde realmente foi seu dinheiro e saber o que cortar e o que não.


POR QUE MUITOS FRACASSAM AO GERIR SUAS FINANÇAS?

2.    Descuidado com as coisas pequenas 

As vezes, mantemos nosso foco em compras grandes e nos esquecemos das "comprinhas". Aquele sorvete, aquele cartão de saldo, o hambúrguer, a ida ao KFC, podem ser as “raposinhas” que devastarão sua vida financeira, caso não constem no seu orçamento. Por isso, tome cuidado com pequenas coisas.

 

LEIA TAMBÉM O ARTIGO 4 REGRAS PARA GASTAR MENOS DO QUE GANHA

 

3.    Cometer os mesmos erros e nunca aprender com o passado

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, disse que “quem não aprende com os erros do passado, está destinado a repeti-los”. Se conhece para onde está indo seu dinheiro desnecessariamente, então feche esta brecha e use o passado como experiência.

Não ignore as lições do passado, ele está ali não apenas para ser lembrado, mas para trazer uma nova decisão na sua vida. Para tal, anote sempre seus erros e se comprometa em não cair mais neles.

 

4.    Falta de conhecimento sobre finanças

 Se não ter conhecimento será levado por tudo que lhe aparece na frente, desde que seja atraente. Geralmente os que são imprósperos financeiramente, são muito leigos quanto a questões relacionadas a finanças. Informe-se, leia e estude.

Porém, estes conhecimentos devem ser aplicados. Pois o outro extremo é daqueles que muito sabem, mas nada fazem. O conhecimento só é poder quando pode proporcionar mudança de vida. Então se não quer fracassar, conheça e aplique o conhecido.

 

5.    Interpretar a solicitação de uma consultoria como gastar dinheiro “atoa”

Muitos não vêm relevância prática na solicitação de consultoria financeira, acham que pagar uma consultoria é o mesmo que deitar dinheiro. Até CR7 e LM 10, precisaram e precisam de treinadores, apesar de serem os melhores do mundo.

Buscar um consultor financeiro é buscar a opinião de alguém experiente na matéria, cujos conselhos abrirão seus olhos para novas perspectivas sobre como poupar, em que investir e quando investir, sem esquecer dos riscos de investir aqui e ali.


Por que Muitos Fracassam na Sua Vida Financeira?

 

6.    Gastar todo rendimento para o consumo

O fracasso é inevitável para todos quantos maximizam seus gastos e minimizam a produção. Se não tem fontes alternativas de rendimentos, deve ter cuidado e deve gastar com muita precaução. Se gasta todo seu rendimento apenas para consumo, não irá longe.  

 

7.    Quando não se pratica conceitos sobre educação financeira

Educação financeira impõe conceitos como: orçamento. Faz orçamento, leitor? Consegue poupar? Tem fontes alternativas de rendimentos, ou depende apenas de uma fonte rentável (seu salário ou qualquer actividade rentável)?

As pessoas só fracassam porque os conceitos básicos de educação financeira são negligenciados. Portanto, orce, poupe, invista e não dependa de uma única fonte de renda.

Conclusão

O fracasso financeiro será inevitável se depois ler tudo isto não praticar por negligência. Entretanto, o exortamos que ponha estritamente os princípios dados e feche toda brecha que está aberta em sua vida, pois a determinação de hoje é o sucesso do amanhã.

Porém, se vive uma vida fracassada, entenda o que Bill Gates disse: “É importante celebrar nossos sucessos, mas o mais importante é ouvir as lições do fracasso.”

AGORA, ENTENDA POR QUE AS PESSOAS NÃO CONSEGUEM POUPAR

Relacionados

Poupança e Investimento

13 Aug, 2020

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA...
Poupança e Investimento

28 Aug, 2020

DIFERENÇA ENTRE NEGÓCIO AMADOR E O...
Poupança e Investimento

20 Jan, 2021

8 Dicas Que Tornarão Você Um Comprador...