Os 7 Piores Inimigos do Seu Crescimento Financeiro

Partilhar Postagem pelo /

Os 7 Piores Inimigos do Seu Crescimento Financeiro
Poupança e Investimento

20/08/2021 às 10:52 | Visualizações 694

Os 7 INIMIGOS DA SUA VIDA FINANCEIRA

Muitos, projectarem o alcance de um objectivo e focam-se apenas para o sucesso, e se esquecem dos percalços que podem impedi-los de vencer.

Se deseja cortar a meta, foca-se na meta e não tire dela sua atenção porém, saiba também quais são os seus declarados inimigos, estude estratégias de como vencê-los, e vença-os. Então, deseja ter liberdade financeira? Responda com sinceridade antes de continuar.

Se Sua resposta for NÃO, o melhor será não mais continuar a leitura. Porém se for SIM, saiba pois, que já tem inimigos que invariavelmente se levantarão contra si, e se não vencê-los, não terá Liberdade Financeira.


O grande inimigo é você

Acredito que já ouviu a frase escrita acima. Você é o pior inimigo de si porque conhece o que deve fazer, mas não faz. Então, seja primeiro amigo de si e dê a mão a si próprio, só assim você estará em condições de seguir.


OS 7 INIMIGOS DA SUA VIDA FINANCEIRA

Já deu a mão a si? Está combinado que irá se ajudar quando for difícil e que irá se perdoar, caso errar? Se SIM, então, faça o diagnóstico dos 7 piores inimigos que escondem e não querem que alcance a sua liberdade financeira.

 

Inimigo nº 1. A falta de auto-conhecimento:

Auto-conhecimento é um conhecimento profundo de si próprio. Conhecer seus pontos fortes e fracos. Ter noção clara dos seus objectivos e no que acredita. Por isso, pegue seu bloco de poupança e escreva:

1.       Seus pontos fortes: qual o seu canto confortável? Quando pega dinheiro, o que faz de bom com ele? Se investe, escreve, se poupa, também, se orça, escreva tudo.

2.       Pontos fracos: seja sincero consigo e diga sua fraqueza em relação ao dinheiro: ex: gasto mais quando estou com o fulano, não consigo me conter quando estou com o Multicaixa, não resisto isto e aquilo e gasto mais aqui e ali, escreva também.

3.       Objectivos: quais são os objectivos que tem para este ano, daqui três ou cinco anos? Escreva tudo. Se quer ter a casa própria, comprar um carro, abrir um investimento “big”, deseja enviar seu filho ao exterior, quer poupar até 50%, tudo.

4.       Convicções: no que você acredita em relação ao dinheiro? Acredita na poupança e no investimento? Então, você ira escrever tudo, tudo quanto é valor financeiro, escreva.

Depois de escrever, pensa se sua vida tem sido guiada por tudo que escreveu. Verá que talvez não se conheça, razão pelo qual, eu (Alfredo Panzo), afirmo que a falta de gestão financeira é decorrente da falta do auto-conhecimento

Se as pessoas tivessem noção clara de quem são, nunca seria o que nunca foram. Você se conhece?


Inimigo nº 2. O Medo

O Medo é uma emoção humana normal, porém se sua manifestação o impede de progredir, então já é anormal. O medo de enjeitar seu capital em investimentos, apenas por nunca ter enjeitado ali.

Estudos indicam que no leito da morte as pessoas se arrependem mais das coisas que não fizeram do que das que fizeram, mesmo que não deram certo.  Então, tente, se não deu certo aprenda. Tente novamente, até efectivamente conseguir.


Inimigo nº 3. Pessimismo

O pessimismo pode estar relacionado com uma personalidade insegura, com complexos de inferioridade e baixo auto-estima. Quem é portador de uma personalidade sugestionável e com as características ora apresentadas, enveredará ao pessimismo.

Isto significa que o pessimista tem uma visão distorcida da realidade, por isso não consegue enxergar ganhos, apenas perdas e prejuízo. Vê o copo-d’água ao meio e diz: “o copo está meio acabado”, ao invés de: “copo está meio cheio”. Este é grande INIMIGO.

 O grande impasse do pessimista é que quase nunca avança porque na cabeça ele não vai dar certo. Quem crescer financeiramente, deve vencer este inimigo, pois cria embaraço, especialmente no momento de criar um plano de investimento.


Inimigo nº 4. Procrastinação

É o acto de transferir as actividades para depois. “Nunca deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”é o antídoto da procrastinação. Quem adia sempre, se vê sempre no futuro e este futuro nunca chega. É bom sonhar, mas melhor é realizar o que se sonhou.

Um estudo realizado pela Academia Poupa Invest concluiu que a procrastinação é responsável por boa parte do fracasso financeiro de muitos. “Amanhã vou poupar, no próximo mês mesmo vou investir”. Promessas e mais promessas. Cuidado!

 

Inimigo nº 5. Gastar todo rendimento para o consumo

90% de todos que procuraram o Poupa Invest, diziam que não conseguiam poupar, justamente por isso: “gasto tudo antes do fim do mês”. Gastar todo rendimento para o consumo é antecipar seu destino mais provável: a pobreza.

Quem gasta todo rendimento apenas para consumir, acabará pobre e talvez pior do que está hoje. O grande engano que paira na mente de todos é: “no próximo mês ainda terei” e quando atrasa, vive-se num pântano. E cai-se no inimigo a seguir.


Inimigo nº 6 Dívidas

Toda obrigação de pagamento que lhe é imposta pela requisição de valores ou produtos e as promessas feitas a outrem, tudo isto é dívida! Se não gastar todo rendimento para o consumo, claramente não enveredará às dívidas.

Quando você se endivida, você se torna refém de alguém. O seu saldo disponível fica negativo. Ex: se deve kz 70.000, seu saldo disponível é menos kz 70.000. e seu rendimento será para pagamentos e não para planeamentos. Livre-se delas.


Inimigo nº 7 Responsabilizar os outros pelos seus erros

Aprendi a me culpar por todo insucesso da minha vida. Quem vive culpando a outros não cresce. Se seu negócio não deu certo, a culpa é sua! Se gastou mais do que devia, não é porque saiu com este ou aquele, a culpa é sua!

Pare de culpar os outros pelos fracassos seus. Responsabilize-se primeiro, a seguir desculpe-se, então estude e estabeleça novas estratégias visando novos resultados. Engaje-se e verá que culpa foi sempre a sua e bons resultados dependeram sempre de si.


Conclusão

Certamente você se reviu nestes parasitas. Talvez haja um ou dois que tenham devastado sua vida no geral e suas finanças em particular. Então, agora que já os identificou, elimine-os o quanto antes. Antes que se tornem um vírus letal.

Atenção: vença um por um nunca todos de uma vez, pois acabará sempre em frustração.

Este artigo foi um breve sumário sobre os problemas que mais se resolve a na Academia Poupa Invest, por meio de Consultoria, cujos resultados têm sido visíveis.

Se notou algum defeito  e precisa resolver, marque uma consultoria e vencerá estes parasitas com ajuda de uma equipa multidisciplinar, mesclando a Psicologia e as Finanças.



Faça sempre Poupança e Investimento!

Relacionados

Poupança e Investimento

13 Jan, 2020

POR QUE ESTA É A MELHOR ALTURA PARA SE...
Poupança e Investimento

03 Mar, 2020

ECONOMIZAR, POUPAR E INVESTIR É A...
Poupança e Investimento

03 Mar, 2020

POUPAR E INVESTIR: ONDE RESIDE A...