Aguarde, carregando...

Negócio e Empreendedorismo Dia 15/09/2020 04h30 Por • Aureo Querubim

O EMPREENDEDORISMO FOMENTA O SECTOR PRIVADO GERANDO MAIS EMPREGO

260 visualização

Angola necessita de um sector privado mais forte e para tal é necessário à criação de mais empresas e para a criação de mais empresas é necessário empreender e para empreender é necessário que haja pessoas dispostas a empreender.

 

Criar empresas é função primária do sector privado

 

Em uma economia de mercado (capitalista) o Estado não pode ser o maior empregador nem pode ser o maior fornecedor de bens a serviços a população porque no médio longo prazo isso gera improdutividade, falta de competividade e muito outros males a economia culminando com uma crise como a que hoje vivemos em Angola. Criar empresas é função primária do sector privado. Isso suscita uma pergunta: como vai o sector privado criar empresas? Pelo empreendedorismo.

 

Sem empreendedorismo não há empresas

 

Toda e qualquer empresa criada, seja grande ou pequena é resultado do empreendedorismo. Quando alguém abre uma cantina, uma roulote ou restaurante, um centro de formação ou colégio, está empreendendo. Até mesmo quando alguém pensa abrir um banco, uma seguradora, uma firma de advogacia ou outro negócio quer grande ou pequeno está empreendendo e fomentando o sector privado. Quantos mais empreendedores surgir em Angola significa mais empresas criadas porque a única forma de se abrir uma empresa é empreendendo.

 

Investidores investem em pessoas ou empresas 

 

Os investidores estrangeiros não virão em Angola para abrir empresa, e se assim for poucos o farão, eles virão investir nos empreendedores nacionais. Imagine que haja um investidor americano que queira investir em agricultura e ficou sabendo que Angola é um bom país para isso. Ele não virá abrir uma empresa de agricultura do zero porque levaria muito tempo e implicaria ficar em Angola um bom tempo (há investidor que pode escolher fazer isso). Ele procurará saber quais são as micro e novas empresas nesse ramo ou quais são os projectos de empreendedores que estão sendo desenvolvidos e investirá no que melhor lhe agradar, é isso que os investidores fazem: eles investem nos empreendedores ou empresas já existentes, eles dificilmente abrem uma empresa do zero num país que não é o seu.

 

O empreendedorismo é de suma importância para Angola porque é através dele que criaremos novas empresas e é através dele que os investidores estrangeiros virão ao país. Podemos colocar as melhores leis e medidas para o investimento estrangeiro, mas se não tivermos empreendedores nenhum investidor sério virá em Angola. Warren Buffet, o maior investidor do mundo, não abre empresa do zero, compra-as ou investe nelas.

 

O empreendedorismo cria mais postos de trabalho.

 

O outro grande resultado que advém disso é a criação de novos postos de empregos porque quanto mais empreendedores e empresas Angola gerar significa mais postos de trabalho. Saiba que as futuras grandes empresas onde você pode vir trabalhar estão sendo criadas hoje por empreendedores em suas casas ou escolas. E mais postos de trabalho significa mais dinheiro para as famílias e concomitantemente mais dinheiro para os Estado.

 

Todos ganham com o empreeddorismo

 

O empreendedorismo é uma equação onde todos saem a ganhar: empresas, famílias e estado.  Isso será possível apenas se houver um forte incentivo e investimento no ramo porque é dele que surgirão as empresas que alavancarão a economia de Angola no futuro.


Veja também:

Confira mais artigos relacionados.

MATANDO COACHS
166 visualização

©2019 - POUPA INVEST - Facilitando a Gestão das suas Finanças Pessoais
© KATUZECO Soluções - Todos os Direitos Reservados