19/01/2021 às 10:28 | Visualizações 335
Chegou um novo ano. 2020 foi o ano de enormes incertezas financeiras. O dinheiro foi gasto com comidas e outras necessidades caseiras.
Sei que é na juventude onde as pessoas mais se divertem e curtem a vida, mas é de suma importância a abordagem da educação financeira pra prevenir males e arrependimentos futuros.
Como gostou o seu dinheiro no ano passado? As metas foram alcançadas ou apenas dissabores governaram? Será que você tá na lista dos que lamentaram porque o dinheiro não chegou ou foi mal planeado e têm dúvidas do futuro?
O choro pode durar um ano, mas a alegria deve vir no ano seguinte, e o ano seguinte é este (2021).
Chegou a hora de alcançar a educação financeira, ser um jovem de sucesso e deixar o choro para aqueles que assim não procederem.
E agora tenho umas dicas boas, simples e rápidas que o ajudarão a ser financeiramente educado que vão proporcionar um futuro promissor e equilibrado.
Mas, antes entenda a importância da educação financeira na vida de um jovem:
Dica 1 – Como estou agora?
Para efectivar a educação financeira é necessário tomar decisões e marcar passos, mas antes disse, precisa fazer uma análise do ponto de situação: Quanto ganho? Quanto tenho e quanto tenho poupado? Quantos créditos e débitos tenho? Como tenho gastado o meu jabá?
Assim, com as respostas, estará em melhor posição para passar aos pontos a seguir:
Dica 2 – Faça um plano
Agora acabaram-se as brincadeiras, é hora de fazer um plano com o seu dinheiro, entender onde vai e começar a planear objectivos futuros, sejam a curto, médio ou a longo prazo.
Pega num caderno e comece a anotar suas despesas e as receitas todas. Crie um bom plano, com ele evita-se desperdícios de dinheiro. O que quer comprar ou alcançar que nunca consegue porque o dinheiro é pouco? Quer comprar um bom telemóvel, terreno ou um carro ou ser rico no futuro? Analise quanto poderá guardar por mês para alcançar os objectivos.
Todo e qualquer plano deve ser temporizado, 1 mês, 2 anos, 20 anos ou o tempo necessário para atingir tais objectivos. E com o tempo vai ficar mais fácil, pois estará trabalhando com as metas já bem definidas.
Dica 3 - Não gaste o que não tem
Para jovens, viver de acordo as condições reais é muito difícil, volta e meia tem um ténis, telemóvel novo ou convívios com amigos. Do nada há muita coisa para comprar ou pagar, mas o que temos ou ganhamos geralmente não chega para suprir tudo… infelizmente, e chagamos a gastar até o que não temos, “dívidas”.
Para não cair nas dívidas, divida as necessidades em percentagens, exemplo:
45% para gastos essenciais, como comida, transporte e outras necessidades diárias;
35% para alimentar os os objectivos traçados ou para ajudar a pagar algumas dívidas, caso tenha;
20% para as saídas e outras actividades recreativas.
Assim, saberá sempre quando uma necessidade estará ultrapassando os limites.
Dica 4 – Faça poupança e Investimentos
Comece a guardar os kumbús para o futuro. Os planos só sairão do papel quando começar a poupar com seriedade. Do seu rendimento, tire sempre um dinheiro para a poupança. Não importa quanto, o mais importante é que está guardando alguma coisa.
Ao invés de guardar o dinheiro da poupança no banco ou no garrafão, que tal investir?
Analise bem as propostas de investimentos que tem a sua volta, pode ser financiando e/ou participando da bela ideia de negócio que um amigo criou ou criar negócios próprios. Investindo bem, os planos serão traçados serão alcançados com mais precisão e rapidez.
A melhor hora para investir é hoje.
Dica 5 – Para de gastar atoa
As compras por impulso dominam as mentes dos jovens. As necessidades nascem junto com os dias, até parece que as necessidades e os dias são gémeos. Esse hábito parece ser passado de geração a geração, porque muitos dos mais velhos também ainda gastam por impulso como os jovens.
Esse hábito de gastar atoa deve ser rapidamente mudado, prejudica gravemente a saúde financeira da juventude e causa muitos desfalques financeiros pro futuro.
O grande objetivo aqui é aprender a consumir de forma consciente e ainda poupar e investir para colocar em ação seus planos e metas.
Dica 6 – Conheça o PoupaInvest
Entra em www.poupaivest.com e hoje mesmo aprenda mais e muito mais sobre Educação Financeira e saiba como organizar as suas finanças de forma clara e eficiente. Há muitas soluções sobre finanças pra o seu crescimento. Desde livros, artigos e formações sobre finanças e educação financeira. tudo especialmente pra você.
Tem mais: Consultoria Financeira, Gestão Financeira, Auditoria Financeira, Controle Orçamentário, Analise e Gestão de Custos, Acompanhante Financeiro, Planeamento de Investimento, Gestão, Marketing
Pesquisar
Categorias
Mais Vistos
4 REGRAS PARA GASTAR MENOS DO QUE GANHA
4 REGRAS PARA GASTAR MENOS DO QUE GANHA • 2074 Visitas10 Apr, 2020
8 PASSOS PARA FAZER O FECHO DE CONTAS PARA EMPRESAS COM CONTABILIDADE ORGANIZADA
8 PASSOS PARA FAZER O FECHO DE CONTAS... • 1910 Visitas10 Apr, 2020
OS 10 MANDAMENTOS DA VIDA FINANCEIRA
OS 10 MANDAMENTOS DA VIDA FINANCEIRA • 1700 Visitas10 Apr, 2020