Aguarde, carregando...

Poupança e Investimento Dia 19/01/2021 05h03 Por • Alexandre Gengo

NOVO ANO, NOVA VIDA (FINANCEIRA) PRA VOCÊ JOVEM!!

65 visualização

Chegou um novo ano. 2020 foi o ano de enormes incertezas financeiras. O dinheiro foi gasto com comidas e outras necessidades caseiras.

 

Sei que é na juventude onde as pessoas mais se divertem e curtem a vida, mas é de suma importância a abordagem da educação financeira pra prevenir males e arrependimentos futuros.

 

Como gostou o seu dinheiro no ano passado? As metas foram alcançadas ou apenas dissabores governaram? Será que você tá na lista dos que lamentaram porque o dinheiro não chegou ou foi mal planeado e têm dúvidas do futuro?

 

O choro pode durar um ano, mas a alegria deve vir no ano seguinte, e o ano seguinte é este (2021).

 

Chegou a hora de alcançar a educação financeira, ser um jovem de sucesso e deixar o choro para aqueles que assim não procederem.

 

E agora tenho umas dicas boas, simples e rápidas que o ajudarão a ser financeiramente educado que vão proporcionar um futuro promissor e equilibrado.

 

Mas, antes entenda a importância da educação financeira na vida de um jovem:

 

Dica 1 – Como estou agora?

 

Para efectivar a educação financeira é necessário tomar decisões e marcar passos, mas antes disse, precisa fazer uma análise do ponto de situação: Quanto ganho? Quanto tenho e quanto tenho poupado? Quantos créditos e débitos tenho? Como tenho gastado o meu jabá?

 

Assim, com as respostas, estará em melhor posição para passar aos pontos a seguir:

 

Dica 2 – Faça um plano

 

Agora acabaram-se as brincadeiras, é hora de fazer um plano com o seu dinheiro, entender onde vai e começar a planear objectivos futuros, sejam a curto, médio ou a longo prazo.

 

Pega num caderno e comece a anotar suas despesas e as receitas todas. Crie um bom plano, com ele evita-se desperdícios de dinheiro.  O que quer comprar ou alcançar que nunca consegue porque o dinheiro é pouco? Quer comprar um bom telemóvel, terreno ou um carro ou ser rico no futuro? Analise quanto poderá guardar por mês para alcançar os objectivos.

 

Todo e qualquer plano deve ser temporizado, 1 mês, 2 anos, 20 anos ou o tempo necessário para atingir tais objectivos. E com o tempo vai ficar mais fácil, pois estará trabalhando com as metas já bem definidas.

 

Dica 3 - Não gaste o que não tem

 

Para jovens, viver de acordo as condições reais é muito difícil, volta e meia tem um ténis, telemóvel novo ou convívios com amigos. Do nada há muita coisa para comprar ou pagar, mas o que temos ou ganhamos geralmente não chega para suprir tudo… infelizmente, e chagamos a gastar até o que não temos, “dívidas”.

 

Para não cair nas dívidas, divida as necessidades em percentagens, exemplo:

45% para gastos essenciais, como comida, transporte e outras necessidades diárias;

35% para alimentar os os objectivos traçados ou para ajudar a pagar algumas dívidas, caso tenha;

20% para as saídas e outras actividades recreativas.

 

Assim, saberá sempre quando uma necessidade estará ultrapassando os limites.

 

Dica 4 – Faça poupança e Investimentos

 

Comece a guardar os kumbús para o futuro. Os planos só sairão do papel quando começar a poupar com seriedade. Do seu rendimento, tire sempre um dinheiro para a poupança. Não importa quanto, o mais importante é que está guardando alguma coisa.

 

Ao invés de guardar o dinheiro da poupança no banco ou no garrafão, que tal investir?

 

Analise bem as propostas de investimentos que tem a sua volta, pode ser financiando e/ou participando da bela ideia de negócio que um amigo criou ou criar negócios próprios. Investindo bem, os planos serão traçados serão alcançados com mais precisão e rapidez.

A melhor hora para investir é hoje.

 

Dica 5 – Para de gastar atoa

 

As compras por impulso dominam as mentes dos jovens. As necessidades nascem junto com os dias, até parece que as necessidades e os dias são gémeos. Esse hábito parece ser passado de geração a geração, porque muitos dos mais velhos também ainda gastam por impulso como os jovens.

 

Esse hábito de gastar atoa deve ser rapidamente mudado, prejudica gravemente a saúde financeira da juventude e causa muitos desfalques financeiros pro futuro.

 

O grande objetivo aqui é aprender a consumir de forma consciente e ainda poupar e investir para colocar em ação seus planos e metas.

 

Dica 6 – Conheça o PoupaInvest

 

Entra em www.poupaivest.com e hoje mesmo aprenda mais e muito mais sobre Educação Financeira e saiba como organizar as suas finanças de forma clara e eficiente. Há muitas soluções sobre finanças pra o seu crescimento. Desde livros, artigos e formações sobre finanças e educação financeira. tudo especialmente pra você.

 

Tem mais: Consultoria FinanceiraGestão FinanceiraAuditoria FinanceiraControle OrçamentárioAnalise e Gestão de CustosAcompanhante FinanceiroPlaneamento de InvestimentoGestão, Marketing


©2019 - POUPA INVEST - Facilitando a Gestão das suas Finanças Pessoais
© KATUZECO Soluções - Todos os Direitos Reservados