Aguarde, carregando...

Poupança e Investimento Dia 27/01/2021 07h25 Por • Alfredo Panzo

Mude de Mentalidade: Um Chamado ao Empreendedorismo

308 visualização

 

O VELHO PADRÃO

Hoje em dia, ser diferente em meio às semelhanças, é um grande desafio. A juventude procura por sua identidade, mas ao mesmo tempo se deixa levar pelos ideais de outros, ainda que estes choquem os seus.

 

Quando se fala de ganhar dinheiro, geralmente a juventude desempregada se apoia no pensamento dos adultos que também estão a procura de uma vida financeira melhor. Os mais velhos dizem: “estude, tenha boas notas em todas as disciplinas e futuramente você vai ter boa casa e uma família feliz”.

 

A força motriz da sociedade levou este pensamento como tradição por muitos anos, mas hoje com o advento da crise no país percebeu-se que notas altas devem combinar também com visão, criatividade e proactividade, porque nota alta e liberdade financeira não são sinônimos.

 

A crise económica levou ao desemprego dezenas de milhares de pessoas e provou que o empreendedorismo deve ser incentivado no seio da juventude angolana, se quisermos ter um novo paradígma socio-económico.

 

MUDE DE PARADIGMA, MUDE A SUA MENTALIDADE!

 

Está na hora de pensar diferente, mudar de paradigma, deixar as velhas ideias, de que o Estado é pai e deus e que dele vem sua segurança financeira e de trabalho. Está na hora de traçar novos caminhos, criar novas ideias, que estimulem a economia e a uma maior prosperidade financeira para si, sua familia e amigos.  

"Tenho de arranjar um trabalho no Estado! Tenho de estudar para conseguir um bom emprego!..." Essas são frases bem familiares entre nós, é possível que você mesmo já as tenha dito em algum momento ou ao menos ouvido de alguém...

 

Talvez esteja lendo alguém que é funcionário e sente-se excluído, porque até ao momento apelamos mais aos desempregados e "despedidos", porém afirmamos que este artigo é também para si, porque se depender apenas do rendimento auferido (mensal) poderá viver um circlo viccioso financeiro.

 

O investimento/empreendedorismo não se aplica apenas para pesoas desempregadas pois se fizer uma busca sobre os mais bem-sucedidos financeiramente, verá que são pessoas que empreenderam. Se no seu rendimento tirar uma percela pra esta finalidade, verá o diferencial.

 

A MUDANÇA JÁ ESTÁ OCORRENDO, JUNTA-SE A ELA!

 

Pode ser que alguém ou mesmo você diga que essas ideias não são para a realidade angolana; então deixa-me dizer que já há inumeros negócios em Angola sendo criados por pessoas que escolheram pensar diferente.

 

Empresas como Tupuca, Kubinga e o mesmo o Poupa Invest são a prova do grande despertar que já está ocorrendo em Angola, e aquele que tem a possibilidades e não investir o quanto antes, poderá ser deixado para traz e amanha outros já estarão colhendo os frutos do que estão semeando hoje.  

 

Os que um dia revolucionaram o mundo são aqueles que enxergaram o mundo de forma diferente, e apesar de serem mal vistos, conseguiram, e hoje no rol da história os temos por heróis! Muitos destes são pessoas que tiveram a ideia quando viviam em situação de crise que pode a sua.

 

O doutor Cury faz uma observação sobre este ponto ao dizer: "Eu discordo! Protesto! Eu enxergo a vida de outro modo! Vamos construir o mundo de outra maneira! Frases como essas sempre foram produzidas pela juventude mundial em muitas épocas da história.

 

"Agora os tempos são outros. A juventude se calou, se fechou, perdeu sua garra, seus sonhos… Hoje é raro”, porque nos tornamos “amantes do sistema social criado pelos adultos, sistema que nos transforma em consumidores, que sufoca nossa identidade e nossos projectos”.

 

Esta “é a geração que quer tudo rápido, pronto, sem elaborar, sem batalhas para conquistar. É a geração que não sabe unir disciplina com sonhos, que procura usar processos "mágicos" para lidar com suas frustrações, que tem dificuldade em pensar antes de reagir”. (DR. Augusto Cury: Filhos Brilhantes e Alunos Fascinantes pág. 4).

 

VOCÊ TEM DE TRABALHAR DURO!

 

Muitos fogem deste caminho porque ele é cansativo, requer muita perseverança, disciplina, trabalho árduo, e autodominio... mas que no final terá valido a pena. Como disse o grande actor Will Smith certa vez: "muitos querem o sucesso que tenho, mas não estão dispostos a pagar o preço, a trabalhar para tal".

 

Infelizmente, hoje em dia as pessoas estão formatadas para consumir, não gostam de trabalho duro e disciplina, querem tudo rápido e fácil... será esse o seu caso? Então saiba que todos os grandes homens da história, desde a religião, arte, ciência foram homens de muito trabalho por isso se você deseja uma melhor vida financeira necessita fazer o mesmo: "trabalhar duro".

 

Mas como fazer então para se libertar deste sistema?

 

O primeiro e mais importante passo, é produzir o que é nosso e não sermos meros consumidores, mas agentes activos geradores de riqueza.

 

Você está a ser desafiado a começar seu próprio negócio com disciplina e foco, não importando o que for e não desistir nem dar trégua até você pisar bem firme a calçada do êxito para servir de testemunho às novas gerações, de que é possível, sim, fazer dinheiro sem trabalhar para alguém, de que é possível fazer o dinheiro trabalhar para si.

 

Seja um Empreendedor

 

“Ser empreendedor”, eis o slogan que pode mudar o rumo de nossas vidas. Precisamos empreender. Ser empreendedor significa ser um inovador com visão proactiva, porque trata-se de “produzir para transformar”.

 

Então, disponha-se e dê volta ao resultado quebrando o tradicional sistema...  Não reprovamos a ideia de alguém cursar uma faculdade, até porque o Poupa Invest é feito de pessoas formadas, mas discordamos da ideia de que para se ter estabilidade financeira é necessário ter diplomas.

 

Até porque somos testemunhas de indivíduos que nunca foram diplomados e alguns até nem entendem a linguagem científica, mas entendem e conhecema linguagem do dinheiro.

 

Então, o que é um empreendedor? Empreendedor é o indivíduo sonhador que decide iniciar uma empresa. Você pode dizer, não! Eu quero ser um empresário e não empreendedor. Então, entenda que empresário é aquele que um dia foi empreendedor e que conseguiu fazer com que àquela empresa sonhada e iniciada, com tanta dificuldade, crescesse e se desenvolvesse (Material de Apoio do INAPEM).

LEIA TAMBÉM PORQUE ESTA A MELHOR ALTURA PARA SE EMPREENDER EM ANGOLA

 

Contudo, é necessário entender que o primeiro passo para ser um empresário, é ser empreendedor, pois quem é empresário hoje, foi empreendedor ontem. Se quiser empresário amanhã, seja um empreendedor hoje!

 

Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. 
 

Então, o que está esperando? Seja um empreendedor!


©2019 - POUPA INVEST - Facilitando a Gestão das suas Finanças Pessoais
© KATUZECO Soluções - Todos os Direitos Reservados