FAÇA POUPANÇA E PEQUENOS INVESTIMENTOS

Entenda a importância de começar a fazer poupança e pequenos investimentos!

Partilhar Postagem pelo /

FAÇA POUPANÇA E PEQUENOS INVESTIMENTOS
Poupança e Investimento

17/01/2020 às 12:18 | Visualizações 886

Desde cedo, começamos a lidar com uma série de situações ligadas ao dinheiro. Para tirar melhor proveito deste, é muito importante saber como utilizá-lo da forma mais favorável a você. O aprendizado e a aplicação de conhecimentos práticos de educação financeira podem contribuir para melhorar a gestão de nossas finanças pessoais, tornando nossas vidas mais tranquilas e equilibradas sob o ponto de vista financeiro. Infelizmente, não faz parte do cotidiano da maioria dos angolanos buscar informações que as auxiliem na gestão de suas finanças. Para agravar essa situação, não há um interesse coletivo, ou seja, uma preocupação da sociedade organizada em torno do tema.

 

O conceito de poupança está intimamente relacionado com redução de despesas, em particular dos gastos recorrentes. No contexto de finança pessoal, poupar geralmente se refere à preservação do capital em aplicações de baixo risco.

 

Os meios utilizados para poupar variam de acordo com o objetivo e a experiência do poupador, mas consistem basicamente em manter uma quantia de dinheiro em uma conta de depósitos bancários, investir ou simplesmente guardar o montante em um local seguro. “Por que devemos” guardar dinheiro e “como aprender” a importância de guardar dinheiro é algo que deve acontecer desde muito cedo. Em Angola, por motivos óbvios - elevado índice de desemprego e alta propensão marginal a consumir das rendas familiares principalmente, faz de nós um povo pouco dado ao acto de poupar. No entanto, qualquer poupança, por menor que seja, é melhor do que nenhuma.

 

Quanto mais cedo você começar, menos empréstimos você precisará ao longo da vida - maior será sua tranquilidade financeira no futuro. A questão é - por mínima que seja a nossa renda disponível, e, por muitas que sejam as nossas despesas, ainda é possível destinar parte de nossa renda para poupança, para realização de fins pessoais ou para criação de determinado investimento.

 

Há muitas pessoas que cometem o erro de não economizar dinheiro para o futuro. Isso pode dificultar bastante suas vidas. Em períodos de crise, como o que vivemos agora, faz-se necessário trazer à tona questões que nos remetem a valorização e atenção das finanças pessoais. Pois:

 

"Todo cidadão pode desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos sobre gestão de finanças pessoais aplicado no seu dia a dia."

Relacionados

Poupança e Investimento

21 May, 2020

3 OCASIÕES EM QUE PEDIR UM CRÉDITO PODE...
Poupança e Investimento

21 Oct, 2020

ENTENDA POR QUE VOCÊ DEVE COMEÇAR A...
Poupança e Investimento

08 Apr, 2020

4 REGRAS PARA GASTAR MENOS DO QUE GANHA