Aguarde, carregando...

Poupança e Investimento Dia 23/09/2020 09h44 Por • Alexandre Quinguri

EDUQUE-SE FINANCEIRAMENTE. MUDE SUA VIDA PARA MELHOR.

363 visualização

Esperar ficar sem dinheiro para começar a pensar em poupança é um ato de tamanha irresponsabilidade. Ficar desempregado ou sem uma fonte de renda fixa para começar a pensar em investir também é outra tamanha irresponsabilidade.

 

 As pessoas estão padronizadas a gastar!

 

Em Angola, potenciais poupadores ou pessoas pouco dadas a gastos 'desnecessários' são tidas como ‘’ambis’’ (agarrados ou mão de vaca), o esbanjamento de dinheiro tornou-se algo cultural e bem-visto em nossa sociedade, onde é comum enxergarmos jovens pagando rodadas de bebidas alcoólicas enquanto suas reservas financeiras continuam estagnadas ou negativas.

 

De qualquer modo, os conceitos tanto de 'satisfação', quanto de 'desnecessário' são subjectivos, dependendo do contexto em que são aplicados.

 

 A poupança é para investir!

 

Após pagar um salário a si mesmo, determinado indivíduo pode achar necessário ou satisfatório, gastar seu dinheiro no presente, com lazer e prazeres momentâneos em detrimento de economizar/investir e fazer com que cada centavo de Kzs renda outros Kzs num futuro breve ou tardio.

 

Entretanto, essa atitude demonstra o quão desprovido de educação financeira se encontra um indivíduo que se comporta de tal maneira.

 

Leia também: TODOS DEVEMOS APRENDER SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

 

A famosa frase “só se vive uma vez”, em muito, resume-se ao estilo de vida de tantos jovens angolanos, imediatistas e consumistas.

 

Gaste dinheiro com lazer... mas não esqueça de guardar uma parte para poupança! 

 

Com educação financeira, não pretendemos eliminar seus momentos de lazer/prazer actuais, mas trazer a tona o facto de que no mundo contemporâneo tudo gira em torno do dinheiro, ficar sem um fundo de reserva para emergência é tão perigoso quanto ficar desempregado.

 

Consultores do Poupainvest enfatizam que, de toda receita que auferimos, parte dela deve ser destinada ao pagamento de salário a nós. Os mesmos reforçam que, mais importante que pagar um salário a nós mesmo, é saber como gerir, investir e alocar o salário que se auto-pagamos.

 

 Se quer ter dinheiro você precisa antes ter bons hábitos financeiros! 

 

Longe de superstições, a sua prosperidade financeira depende das atitudes que você toma diariamente com relação ao seu dinheiro. O que muitos talvez não tenham percebido ainda é que, quase todas as pessoas que hoje são ricas precisaram construir hábitos saudáveis e educaram-se financeiramente para chegarem onde estão.

 

Vejamos, se você gasta em média Kzs 1 000,00 por semana com gasosas/refrigerantes depois do almoço, e decidires substituir gasosas/refrigerantes por água (que não pagarás nada por ela, pois, poderás passar a levar um cantil de casa) estarás economizando Kzs 48.000,00 por ano. Uma medida que, além de saudável, lhe renderá uma boa poupança anual.

 

Para não ser radical no corte, você pode substituir a gasosa/refrigerante por um bem substituto mais barato, a Kissangua, por exemplo, suponhamos que esta sai pela metade do gasto semanal com gasosa/refrigerante (Kzs 500), você passará a economizar Kzs 24.000,00 por ano, valor este que pode ser maior aplicado a investimentos que rendam boas taxas de juros ou lucros.

 

Consideremos que você vá cortar ou reajustar mais gastos na sua lista de consumo, quanto mais cortes, mais dinheiro disponível para poupar ou investir você terá.

 

No final, você perceberá que com educação financeira, pequenos detalhes fazem grandes diferenças. Faça Poupança, faça Investimentos.

 

Baixa o nosso e-book: CADERNO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA VOL.1

EDUQUE-SE FINANCEIRAMENTE. MUDE SUA VIDA PARA MELHOR.

 


©2019 - POUPA INVEST - Facilitando a Gestão das suas Finanças Pessoais
© KATUZECO Soluções - Todos os Direitos Reservados