Dos 78 MIL aos 600 MILHÕES: QUANTO TEMPO LEVA?

Partilhar Postagem pelo /

Dos 78 MIL aos 600 MILHÕES: QUANTO TEMPO LEVA?
Poupança e Investimento

06/08/2023 às 03:03 | Visualizações 0

Circula nas redes sociais um podcast em que aparece um educador financeiro a afirmar que é possível transformar 78 mil em 600 milhões investindo em obrigações do Tesouro. Essa afirmação suscitou alguns debates em sede da seriedade da afirmação. Da afirmação feita, podemos anotar que que a taxa média informada é de 17%, o capital inicial é de 78 mil e o capital alvo é de 600 milhões, tudo em kwanzas. É possível isto?

Sim, os factores que permitem esta acumulação são:


1.O horizonte temporal. Este dado não foi informado. Quanto tempo seriam necessários para se sair de 78 mil para 600 milhões, tudo o resto constante? 

2.A estratégia de investimento.


Como funcionam os Títulos ou Obrigações do Tesouro?


As obrigações do Tesouro não capitalizam os juros. Apresentam taxas anuais, fazem pagamentos semestrais dos juros calculados linearmente sobre o capital ou valor nominal. Não capitalizam porque os juros, quando vencem, são pagos imediatamente ao investidor. É um típico investimento de rendimento. Não se verifica o famoso fenómeno do anatocismo. Com esta visão de investimento de rendimento, o capital é constante e não possível acumular o capital e sair de 78 mil para 600 milhões. Entretanto, há uma outra abordagem para o investimento em que o investidor aplica os cupões semestrais recebidos nas condições do investimento inicial, por exemplo, vencendo juro sobre juro, há aqui um chamado fenómeno do anatocismo. Com esta abordagem, o investidor transforma uma carteira de investimentos de capitalização simples para composta. Esta é uma estratégia de investimento de acumulação ou capitalização

No caso hipotético, quantos anos seriam necessários, aplicando uma estratégia de investimento de capitalização, para acumular 600 milhões a aprtir de 78 mil.


Dados:

Capital inicial = 78 000
Cupão: 17% ao ano com capitalização semestral
Montante alvo = 600 000 000
Tempo:?

600 000 000=78 000(1+17%/2)^(2*t)

Recorrendo ao excel, ferramenta de análise de sensibilidade-Atingir meta, chegamos ao resultado de:

54 anos, 10 meses e 3 dias!

Sim, é possível!

Entenda como se cria riqueza de verdade


Depois de ter demonstrado através deste exercício, e na base dos pressupostos assumidos, que é possível sair de 78 mil para 600 milhões, em quase 55 anos, as pessoas afirmam que então não é possível. 

"50 anos é muito". "Então não é possível".

Essa reacção demonstra claramente um pouco a visão distorcida que temos sobre o processo de acumulação de riqueza. A riqueza ou património, grosso modo, não se acumula do dia para noite. Hoje, quando vemos um indivíduo ou família com património ou riqueza distinta, ao analisar o processo histórico da acumulação desta riqueza ou património acabamos por notar que tal património foi construído por muito tempo, e já vai na 2 ou geração do processo. Isto dá 50 ou 75 anos.

Sim, é preciso ter essa visão intergeracional do processo de criação de riqueza. Dentro das famílias, o pai investe e passa o testemunho para os filhos, e assim em diante. Este processo inibe que as transições geracionais nas famílias e nas sociedades signifiquem necessariamente um reiniciar do processo de criação de riqueza. Tem de haver um ponto de partida e garantir a continuidade. Isto cria vantagens!

Sui Generis

Relacionados

Poupança e Investimento

07 Sep, 2020

ENTENDA POR QUE AS PESSOAS NÃO...
Poupança e Investimento

17 Jan, 2020

FAÇA POUPANÇA E PEQUENOS INVESTIMENTOS
Poupança e Investimento

19 Feb, 2021

POR QUE GRADUADOS ANGOLANOS (AFRICANOS)...