DIFERENÇA ENTRE NEGÓCIO AMADOR E O NEGÓCIO PROFISSIONAL

CONHEÇA O TIPO DE NEGÓCIO IDEAL PARA SI

Partilhar Postagem pelo /

DIFERENÇA ENTRE NEGÓCIO AMADOR E O NEGÓCIO PROFISSIONAL
Poupança e Investimento

28/08/2020 às 07:06 | Vizualizações 519

Muitos desejam começar um negócio, mas não sabem como. Em outros artigos nós já abordamos sobre o que levar em conta na criação de um negócio, e uma delas é saber que tipo de negócio você deseja montar. Qualquer um pode começar um negócio, mas que tipo de negócio? Amador ou Profissional?

 

O que é o ganho de capital e o que tem haver com os negócios?

Ganho de capital: consiste em comprar um determinado bem ou produto a um preço inferior e tentar vender a um preço elevado.

 

Imagine que você tenha comprado um telemóvel a 60 mil kz e o venda a 75 mil kz. Os 15 mil kz é o ganho de capital, ou também denominado como ´´lucro´´.

 

O ganho de capital, ou seja, comprar a um preço para vender a outro preço elevado, é o negócio mais praticado no mercado angolano, principalmente entre os jovens. Os grupos do facebook e whatsapp de vendas, na sua maioria consistem neste modelo de negócio. Tem sido eficaz e rentável para muitos comerciantes.

 

Entretanto, não é um modelo aconselhável para quem deseja gerir grandes riquezas e para quem deseja criar um negócio sustentável.

 

Podemos  dizer que negócio de ganho de capital é para amadores.

 

Homens de Negócio ou Especuladores?

 

Nos séculos passados principalmente a quando do surgimento do capitalismo, pessoas que praticavam este modelo de negócio eram chamados ´´Especuladores´´; especuladores por quê? Porque quando alteramos o preço original do bem aumentando para ganhar vantagem de lucro, estamos a especular o preço real.

É um termo usado no mercado de financeiro quando o preço das ações de uma determinada empresa é especulado em benéficio de alguém.

 

Consequências

 

Um das consequências deste modelo de negócio de ganho de capital, comprar a um preço e vender a um maior, é o elevado risco não calculado.

 

Você compra o bem na esperança de que alguém o compre a um preço desejado por si e no tempo determinado. Caso não haja alguém desponivel para comprar o telemóvel de 60 mil kz a 75 mil kz em 1 ou 2 meses, este artigo sofrerá amortização. Certamente, se o cliente aparecer um (1) ano depois, o preço a ser vendido provalvelmente será abaixo de 60 mil kz, o preço comprado.

 

Uma vez cheguei de comprar uma coluna a um preço na esperança de vendê-la a um elevado preço num período de tempo, passado meses ninguém estava disposto a comprar até que acabei ficando eu mesmo com ela, obtendo prejuízo.

 

Como é um Negócio Profissional?

 

Já um negócio profissional é baseado em renda, os seus riscos são cálculados e quantificados matematicamente. Você não espera na possiblidade de alguém comprar, você já sabe as probablidades e retorno do seu investimento.

 

O negócio profissional é aquele que lhe proporciona renda e você consegue tirar o valor investido.

 

Diferente do negócio de ganho de capital em que você corre imensos riscos de não ter o retorno do seu dinheiro, no negócio profissional você tem a garantia de retorno do seu investimento e mais, negócios deste tipo são escaláveis, você pode começar pequeno e chegar a ser grande, por isso são negócios sustentáveis.

 

Negócios de ganho de capitais ou a famosa pambala, são úteis e necessários, entretanto, se você deseja aumentar sua renda busque por negócios sustentáveis, negócios com projeções de escala e há muitas áreas em Angola precisando deste tipo de negócio.

 

 

Relacionados

Poupança e Investimento

01 Sep, 2020

Mude de Mentalidade: Um Chamado ao...
Poupança e Investimento

26 May, 2021

Identidade financeira. Quem você é em...
Poupança e Investimento

20 Jan, 2021

8 Dicas que tornarão você um comprador...