COMO FAZER PLANEAMENTO FINANCEIRO SEM RENDA FIXA

O mito de que apenas os que têm um rendimento fixo são os que conseguem fazer planeamento financeiro foi desmascarado pela Academia Poupa Invest no presente artigo. Entenda que até as quitandeiras podem ter um orçamento regular, basta pôr em prática os princípios aqui mencionados. Continue a ler...

Partilhar Postagem pelo /

 COMO FAZER PLANEAMENTO FINANCEIRO SEM RENDA FIXA
Poupança e Investimento

05/04/2021 às 11:52 | Vizualizações 543

É corrente em nossos artigos, e-books, formações e todos os nossos materiais tratarmos sobre o planeamento financeiro como o primeiro passo a ser marcado rumo à liberdade financeira. Porém, o caso complica quando falamos de alguém que não têm uma renda fixa (um salário).

 

É possível fazer um planeamento financeiro sem ter uma renda do género? Estamos tratando de todos cuja fonte de rendimento é o mercado informal. Alguém cujo os lucros sempre variam dependendo da procura daquilo que este fornece. Então é possível?

 

Primeiro vai aqui a reflexão: o que seria dos governos mundiais, em particular o angolano, se anualmente não elaborasse o OGE? Já pensou no caos financeiro que o nosso país estaria metido? Então, ainda que não tenha um rendimento fixo, planear o que entra e sai deve ser visto como dever! Senão terminará em falência.

 

A seguir, pense o que seria dos órgãos do nosso corpo se não estivessem organizados em funções específicas? Certamente não teríamos condições de termos saúde, entretanto, não é possível termos um bem-estar financeiro se… não usarmos nosso dinheiro de acordo ao planeado.

 

Mas a pergunta não se cala. Como então fazer um planeamento financeiro sem renda fixa?

 

Anote sempre:

 

não importa o quanto entra no bolso ou no caixa, anote sempre ainda que seja “insignificante” aos seus olhos, mas lembre que o dinheiro por mais pequeno que seja seu valor nunca é insignificante, pois dinheiro grande se faz com dinheiro pequeno. E você pode usar a Folha de Poupança que dispomos em nosso site, é uma forma moderna de controlar seu dinheiro, aliás você é jovem não é?

 

CONHEÇA OS 5 HÁBITOS PARA VOCÊ CRESCER FINANCEIRAMENTE

 

Planeie com antecedência:

 

nunca permita que uma emoção momentânea tire seu dinheiro do bolso. Reconheça o esforço que teve para obtê-lo e use apenas quando o produto por adquirir condiz com esforço empenhado e se consta nos seus planos. Então, planeie tudo, absolutamente tudo antes de gastar.

 

Um estudo da Academia Poupa Invest concluiu que de dez pessoas entrevistadas apenas duas têm o hábito de planear suas compras. Já imaginou quantos milhões de kwanzas mensalmente é aplicado em coisas “não essenciais”?

 

Poupe mais:

 

não importa o quanto recebeu de lucro, se tiver o compromisso resoluto de poupar, poupará. Para isso estabeleça uma taxa que pode ser de 5 a 10%  ou mais de acordo a sua renda e suas despesas.

 

É DESEMPREGADO? SAIBA COMO GERIR ESTE DILEMA CLICANDO AQUI!

 

Invista mais:

 

até agora esta e a palavra anterior se tornaram nossa música e queremos que você a cante sempre que possível. O dinheiro poupado nunca crescerá a menos que o invista. Quanto mais investimentos fizer, tanto mais rendimento terá.

 

E o Poupa Invest o convida para aplicar seu dinheiro e vê-lo crescer. 

Relacionados

Poupança e Investimento

21 Sep, 2020

7 DICAS CRUCIAIS SOBRE FINANÇAS...
Poupança e Investimento

28 Aug, 2020

DIFERENÇA ENTRE NEGÓCIO AMADOR E O...
Poupança e Investimento

23 Sep, 2020

EDUQUE-SE FINANCEIRAMENTE. MUDE SUA...