
05/04/2021 às 11:52 | Visualizações 742
É corrente em nossos artigos, e-books, formações e todos os nossos materiais tratarmos sobre o planeamento financeiro como o primeiro passo a ser marcado rumo à liberdade financeira. Porém, o caso complica quando falamos de alguém que não têm uma renda fixa (um salário).
É possível fazer um planeamento financeiro sem ter uma renda do género? Estamos tratando de todos cuja fonte de rendimento é o mercado informal. Alguém cujo os lucros sempre variam dependendo da procura daquilo que este fornece. Então é possível?
Primeiro vai aqui a reflexão: o que seria dos governos mundiais, em particular o angolano, se anualmente não elaborasse o OGE? Já pensou no caos financeiro que o nosso país estaria metido? Então, ainda que não tenha um rendimento fixo, planear o que entra e sai deve ser visto como dever! Senão terminará em falência.
A seguir, pense o que seria dos órgãos do nosso corpo se não estivessem organizados em funções específicas? Certamente não teríamos condições de termos saúde, entretanto, não é possível termos um bem-estar financeiro se… não usarmos nosso dinheiro de acordo ao planeado.
Mas a pergunta não se cala. Como então fazer um planeamento financeiro sem renda fixa?
Anote sempre:
não importa o quanto entra no bolso ou no caixa, anote sempre ainda que seja “insignificante” aos seus olhos, mas lembre que o dinheiro por mais pequeno que seja seu valor nunca é insignificante, pois dinheiro grande se faz com dinheiro pequeno. E você pode usar a Folha de Poupança que dispomos em nosso site, é uma forma moderna de controlar seu dinheiro, aliás você é jovem não é?
CONHEÇA OS 5 HÁBITOS PARA VOCÊ CRESCER FINANCEIRAMENTE
Planeie com antecedência:
nunca permita que uma emoção momentânea tire seu dinheiro do bolso. Reconheça o esforço que teve para obtê-lo e use apenas quando o produto por adquirir condiz com esforço empenhado e se consta nos seus planos. Então, planeie tudo, absolutamente tudo antes de gastar.
Um estudo da Academia Poupa Invest concluiu que de dez pessoas entrevistadas apenas duas têm o hábito de planear suas compras. Já imaginou quantos milhões de kwanzas mensalmente é aplicado em coisas “não essenciais”?
Poupe mais:
não importa o quanto recebeu de lucro, se tiver o compromisso resoluto de poupar, poupará. Para isso estabeleça uma taxa que pode ser de 5 a 10% ou mais de acordo a sua renda e suas despesas.
É DESEMPREGADO? SAIBA COMO GERIR ESTE DILEMA CLICANDO AQUI!
Invista mais:
até agora esta e a palavra anterior se tornaram nossa música e queremos que você a cante sempre que possível. O dinheiro poupado nunca crescerá a menos que o invista. Quanto mais investimentos fizer, tanto mais rendimento terá.
E o Poupa Invest o convida para aplicar seu dinheiro e vê-lo crescer.
Pesquisar
Categorias
Mais Vistos

4 REGRAS PARA GASTAR MENOS DO QUE GANHA
4 REGRAS PARA GASTAR MENOS DO QUE GANHA • 2074 Visitas10 Apr, 2020

8 PASSOS PARA FAZER O FECHO DE CONTAS PARA EMPRESAS COM CONTABILIDADE ORGANIZADA
8 PASSOS PARA FAZER O FECHO DE CONTAS... • 1910 Visitas10 Apr, 2020

OS 10 MANDAMENTOS DA VIDA FINANCEIRA
OS 10 MANDAMENTOS DA VIDA FINANCEIRA • 1700 Visitas10 Apr, 2020