8 Dicas que tornarão você um comprador inteligente

Ao sair às compras quem nunca se deparou com aquele produto que não fazia parte dos seus planos e acabou levando? Compramos tudo que nos agrada aos olhos e pior é que a maioria depois acaba se colocando em apuros consigo mesmo porque termina em arrependimento e/ou sentimento de culpa! Portanto, reunimos 8 dicas simples que lhe farão toda a diferença e o tornarão um comprador inteligente! Confira.

Partilhar Postagem pelo /

8 Dicas que tornarão você um comprador inteligente
Poupança e Investimento

20/01/2021 às 11:14 | Vizualizações 833

Quem nunca foi à loja com objectivo de comprar um artigo apenas, mas acabou levando dois ou três? Estas compras a princípio prometem muito prazer, mas depois de feitas vem o inesperado arrependimento ou sentimento de culpa. Já viveu isto, não é caro poupador?

 

Realmente desta tentação são poucos os que escapam, porque são poucos os que identificam os anzóis nas lojas e super mercados. Uma pesquisa feita pela Academia Poupa Invest aponta que 100% dos entrevistados já vivenciaram esta experiência.

 

Dos 100% entrevistados, constam adolescentes, jovens e adultos (cuja a faixa etária é dos 14 a 54 anos de idade) apenas 48% respondeu que não se arrependeram e nem tiveram um sentimento de culpa, mas já os 52% tiveram estas emoções como consequência.

 

Portanto, uma compra inteligente será o antídoto para tais emoções pós-compra, e não precisará de uma fórmula mágica, pois, a Academia Poupa Invest dará para si dicas que lhe farão se libertar da “isca” para ser um potencial comprador inteligente. Veja a seguir as dicas:

 

1.       Faça antes seu orçamento: não faça saída nenhuma do seu capital financeiro sem que tenha noção do quanto ganha e do quanto terá para gastar. Do estudo feito conclui-se que a maioria faz compras sem ter noção do seu orçamento.

 

2.       Saiba diferenciar desejos de necessidades e necessidades de prioridade: O desejo geralmente é guiado pelo prazer, já necessidade é geralmente guiado pela carência e prioridade é tudo aquilo que não se pode adiar por ser emergente, como é o caso de ser um comprador inteligente! Entretanto, antes de comprar pergunte a si: estou comprando por desejo, necessidade ou prioridade? Se for por desejo, livre-se desta!

 

3.       Faça sua “listinha” regular de compras: o desencorajamos a sair de casa para o mercado sem um objectivo definido. Depois de saber o que é necessário e prioritário, aplique “a lei da prioridade” e aliste tudo que irá adquirir e compre somente o que alistou.

 

4.       Avalie sempre o custo-benefício: é bom sempre se manter informado por aqueles que já usaram isto ou aquilo, sobre os reais benefícios a curto, médio e longo prazo, especialmente se for artigos alimentares não perecíveis, mobiliários, roupas, etc.

 

5.       Conheça os gatilhos mentais dos fornecedores: já alguma vez comprou algo cujo anúncio era daqueles: “compre uma e leve duas”, “seja como o Anselmo Ralph, adira já”, “as promoções terminam hoje” ou “garantimos um ano de uso, pois somos a melhor…” tudo isso são gatilhos mentais e o nosso cérebro interpreta como um alarme de urgência e emergência e nos tornam compradores a tempo, porque senão não teremos mais.

 

ENTENDA POR QUE AS PESSOAS NÃO CONSEGUEM POUPAR

 

6.       Conserve consigo as facturas: com as facturas consigo, lhe ajudarão a ver no final do mês o que vale a pena tornar a comprar e o que descartar. Ter noção do quanto gastou e em que categoria gastou mais, categorias como alimentação, transporte, etc.

 

7.       Tenha o Folha de Poupança consigo: vivemos na era pós-moderna, que tal construirmos um hábito pós-moderno de anotar nossas saídas e entradas? Portanto, acesse em www.poupainvest.com e partilhe-o com seus amigos familiares e colegas.

 

8.       Não menospreze as moedas: Um dia o Mestre dos mestres deu uma lição de gestão ao dizer que “quem é fiel no pouco é fiel no muito”. Se você consegue guardar aquelas moedinhas que sobram, irá poupar sua alma de compras compulsivas maiores. Não menospreze-as guarde-as e aplique-as no devido lugar.

 

Não basta apenas saber estas dicas, você necessita pô-las em prática se quiser se livrar do anzol das compras desnecessárias. A disciplina, sacrifício e perseverança são as chaves para você incluir estas dicas como parte de seu comportamento para finalmente você dizer: “me livrei”!




VEJA TAMBÉM NOSSO ARTIGO RECENTE NOVO ANO, NOVA VIDA FINANCEIRA PARA VOCÊ JOVEM

Relacionados

Poupança e Investimento

29 Jan, 2021

A CRISE NO SECTOR IMOBILIÁRIO E LTV
Poupança e Investimento

05 Apr, 2021

POR QUE MUITOS FRACASSAM AO GERIR SUAS...
Poupança e Investimento

26 Feb, 2021

8 PASSOS PARA FAZER O FECHO DE CONTAS...