Aguarde, carregando...

Poupança e Investimento Dia 02/03/2020 04h56 Por • Aureo Querubim

5 VANTAGENS QUE HÁ EM FAZER POUPANÇA

350 visualização

Poupar é acumular valores (dinheiro) no presente para utilizá-los no futuro, o que geralmente envolve mudança de hábitos, pois requer uma redução nos gastos pessoais e familiares.  Poupar exige avaliar e controlar nossas despesas, ter o controle do que gastamos, requer persistência porque surgem momentos difíceis em que o nosso desejo humano consumista fala alto demais e somos tentados a preferir gastar àqueles 100, 1000 em coisas boas e até necessárias, mas não prioritárias. É necessário muito domínio próprio e determinação para que se cumpra tempo necessário até que alcancemos os objetivos que nos motivaram a poupar.

 

Damos aqui 5 razões que esperamos que possam lhe motivar a começar a fazer poupança.

 

5 VANTAGENS QUE EXISTEM AO FAZER POUPANÇA 

 

1. Permite-lhe acumular riqueza que pode ser gasta no futuro:

 

A melhor forma de aumentarmos os nossos rendimentos, de fazer crescer o nosso dinheiro de modo a atingirmos a riqueza é fazendo poupança. Se você sonha com uma vida de abundância financeira ou se você já possui esta vida e desejas mantê-la, fazer poupança continuamente e investimentos é a única via real de alcançar tal coisa.

 

2. Garantir um futuro mais tranquilo e seguro:

 

Poupar lhe permite ter algo com que contar no futuro. O dinheiro que você poupa hoje é o dinheiro que você usará no futuro; e este mesmo dinheiro, bem trabalhado tenderá a crescer até o momento que você pretende usa-lo. A maioria das pessoas pensa sempre na sua reforma, como viverá no período em que não mais poderá trabalhar embora tenhamos a Segurança Social (coisa que nem todos têm), procuramos sempre por outra forma de gerar rendimento para esta fase. Fazer poupança é o meio mais eficaz para garantir a segurança e tranquilidade no futuro.

 

 

3. Realizar os seus planos pessoais:

 

Todos têm um sonho e estou certo de que você, leitor, não estás isento disso. Possivelmente tens uma viagem que a muito desejas fazer, um carro que gostaria de comprar, ou o sonho da casa própria ou até mesmo um cinema e um jantar com a esposa (o) ou namorada (o). A poupança lhe permite realizar esses planos, pois é o dinheiro que você foi guardando ao logo de algum tempo para esse fim. Na maioria dos casos para o sonho do carro e da casa própria as pessoas recorrem ao endividamento (crédito), entretanto a poupança é o meio mais eficiente e menos custoso para alcançar os nossos planos já que não temos de ser descontados em nosso salário e não temos de pagar com juros. É verdade que há casos em que o crédito é indispensável, mas ainda assim devemos ter sempre a poupança como a nossa primeira via.

 

4. Aumentar o seu capital com o rendimento das suas aplicações:

 

Este é um ponto que será desenvolvido com maior profundidade em outros artigos, e-books etc. Poupança e Investimento andam de mãos dadas. Com o dinheiro poupado, você investe em títulos, bolsa de valores, futuros etc. que mais tarde, através dos rendimentos o seu dinheiro cresce.

 

5. Permite-lhe ter uma reserva para casos de emergência:

 

Quantas vezes nos vem uma emergência e não temos dinheiro para soluciona-la? Se tivermos o hábito da poupança jamais seremos apanhados desprevenidos porque teremos sempre algum dinheiro com que contar, seja pouco ou muito.

 

Independentemente de qual seja o seu rendimento, é sempre importante fazer uma poupança porque poupança é algo que todos devemos fazer.

 


Veja também:

©2019 - POUPA INVEST - Facilitando a Gestão das suas Finanças Pessoais
© KATUZECO Soluções - Todos os Direitos Reservados